Introdução Ao Gerenciamento de Áreas Contaminadas

Data 09/05/2019

INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS

Curso de Curta Duração (08 horas)

29/06/2019

CREA/MG – 7º. Andar

Av. Álvares Cabral, 1600 - Santo Agostinho, Belo Horizonte/MG

 

09:00 às 18:00 (12:00 – 13:00 almoço)

Welcome Coffee 08:30

Objetivos

Introduzir a alunos e profissionais das áreas ambiental-industrial, as bases fundamentais relativas aos processos e técnicas de caracterização, diagnóstico, monitoramento e reabilitação de áreas contaminadas.

Serão apresentados e discutidos os conhecimentos gerais sobre aspectos técnicos, legais e institucionais do controle e prevenção da poluição do solo e das águas subterrâneas, além das ferramentas destinadas à caracterização destes meios e dos principais contaminantes, diagnóstico de qualidade, gerenciamento de riscos e remediação de áreas contaminadas.

Estudos de caso serão apresentados e discutidos de forma a promover a integração do conhecimento técnico e gerencial e abordagem transdisciplinar que permeia todo o curso, bem como colaborar, profissionalmente, com visão crítica, na solução de problemas.

PÚBLICO ALVO

Profissionais autônomos e liberais que atuam ou pretendem atuar na gestão ambiental de empresas ou trabalhar com o Gerenciamento de Áreas Contaminadas;

Estudantes do ensino superior: Biologia, química, engenharia (florestal, civil, química e ambiental), geologia e geografia.

De caráter estratégico e interdisciplinar, o curso também poderá ser aproveitado por gestores (técnicos e tecnólogos) de atuação mais ampla (qualidade, segurança e meio ambiente), além de estudantes e profissionais de cursos da área de humanas, tais como administração, contabilidade, outras engenharias etc.

EMENTA

a)        Caracterização do meio físico (geologia, pedologia e hidrogeologia);

b)        Fontes de poluição e transporte de contaminantes;

c)         Aspectos legais do gerenciamento de áreas contaminadas;

d)        O processo de identificação e gerenciamento de áreas contaminadas;

e)        Técnicas de investigação de áreas contaminadas (diagnóstico geoambiental);

·         Etapas de investigação;

·         Sondagem e instalação de poços;

·         Amostragem de solo e água subterrânea;

·         Análise química;

·         Interpretação de dados.

f)         Valores orientadores e de referência para solo e águas subterrâneas;

g)        Considerações sobre o análise de risco e avaliação de risco à saúde humana;

h)        Técnicas de remediação, recuperação e reaproveitamento de áreas contaminadas;

i)          O Gerenciamento de áreas contaminadas no Brasil;

j)          Estudos de Caso.

SOBRE O INSTRUTOR

Fundador da Antropoceno – Consultoria em Meio Ambiente Ltda., o geólogo Maurício Ferreira Guimarães é graduado pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Especialista em Engenharia Sanitária e Tecnologia Ambiental (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG). Coordenou e desenvolveu atividades de prospecção mineral em projetos de empresas multinacionais. Como analista ambiental, supervisor e gerente de projetos em empresas de consultoria e da iniciativa privada, atuou no gerenciamento de áreas contaminadas, desenvolvendo estudos de due-diligence, modelamentos hidrogeoquímicos e hidrogeológicos, bem como na gestão financeira e de contratos, além da coordenação do cumprimento de Termos de Ajustamento de Conduta decorrentes de acidentes ambientais. Foi responsável pelo levantamento do patrimônio espeleológico em empreendimentos minerários, consistindo na validação de estudos do meio físico e biótico, além da análise de relevância de cavidades. Ministra palestras sobre meio ambiente e sustentabilidade para universidades e empresas públicas e privadas, apresentando aspectos técnicos e legais a respeito do Gerenciamento de Áreas Contaminadas, assim como temas relacionados. É professor na PUC Minas, nos programas de pós-graduação em Gestão Ambiental Integrada, Geologia Urbana e Engenharia de Geotecnia e professor dos cursos de curta duração e pós-graduação na área de meio ambiente do IETEC. Atua como Consultor Associado junto às empresas juniores das Universidades Federais de Viçosa (UFV) e de Goiás (UFG) e é Perito Judicial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

INSCRIÇÕES E FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de pagamento:

Depósito em Conta SINGEO-MG

Caixa Econômica Federal CEF

Agência: 0935

C. Corrente: 2407-2

Operação: 003

CNPJ: 19.385.277/0001-08

Vagas:

40

Descontos

Alunos de universidades públicas e privadas

50%

Profissionais autônomos e liberais filiados SINGEO*

40%

Profissionais autônomos e liberais não filiados

-

Valores

1º. Lote (até 31/05/2019)

R$ 400,00

2º. Lote (de 01/06 até 28/06/2019)

R$ 500,00

(*) Em dia com a taxa assistencial.

Após o pagamento enviar o comprovante para singeomg@singeomg.org.br , nome, profissão, e-mail, telefone e a sua inscrição será efetivada e confirmada.

Compartilhar: