Curso Segurança de Barragens: Teoria, Legislação e Prática

Data 27/09/2017

Inscrições Abertas

Segurança de Barragens: Teoria, Legislação e Prática

23 a 25

de Outubro no CREA - MG

O curso visa qualificar profissionais para gerenciamento de uma barragem, elaboração e execução de Planos de Segurança de Barragens e também corpo técnico de suporte para operação de acordo com a Lei 12.334/2010 que rege a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB) e as conexões e principais diretrizes ANA, ANEEL e DNPM.    

Serão abordados temas do setor, principalmente quanto ao Plano de Segurança de Barragens, Plano de Ação Emergencial, Acidentes de Barragens, Instrumentação de Barragens, Fichas de Inspeções Regulares e Especiais e também Relatórios Técnicos de Auditoria de Barragem. Discutiremos e trocaremos experiências também através da apresentação de estudos de casos

Professores

Luiz Paniago Neves

Geólogo pela UnB, mestre em Geologia Econômica e Prospecção pela UnB. Especialista Segurança de Barragens pela UFBA e ANA-PTI/Itaipú Binacional. Gestor de Segurança de Barragens e Especialista em Recursos Minerais. Green Belt e Black Belt em metodologia Six Sigma - melhoria contínua de processos. Experiência como Analista Ambiental. Especializado em prospecção mineral focada em recursos e reservas minerais metálicas.

Rafaela Baldi Fernandes

Engenheira Civil pela UFMG, Mestre em Geotecnia pela UFOP com a Dissertação “Nova metodologia para unificação do sistema de classificação de barragens de rejeito”. Especialista em Gestão de Risco de Escavações Subterrâneas pela USP/FEUP. Consultora e Engenheira Geotécnica em diversos projetos, construção e operação de barragens, experiência na elaboração de PAE e PSB. Membro da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e da Associação Brasileira de Geossintéticos. Professora Universitária, Coordenadora de Meio Ambiente no Instituto Brasil e no Departamento de Geotecnia do Instituto Minere.

Benefícios 

• Saber como monitorar objetivamente uma barragem para fazer prevenção e evitar acidentes e também como montar um plano de ação emergencial aplicados às suas reais necessidades;

• Conhecer os principais requisitos legislativos de acordo com a Lei 12.334/2010 e suas normas infra-legais;

• Oportunidade para consultores aproveitarem a demanda em função das novas diretrizes da Portaria 70.389/2017;

• Conhecer a proposta de concepção do novo Sistema Integrado de Gestão da Segurança de Barragens de Mineração (SIGBM);

• Atualizar-se quanto às alterações decorrentes das novas portarias.

Veja o programa completo 

Instituto Minere

31 3657-5578 | WhatsApp: 99355-8384

contato@institutominere.com.br

Compartilhar: